Categorias

Google já usa IPv6 em sua rede interna

Google adere ao IPv6
O Google tem 200 escritórios ao redor do mundo e 30.000 funcionários. Desde 2008, um grupo de administradores está tentando conectar toda a rede interna usando apenas o protocolo IPv6. Metade do caminho já foi alcançado e 95% dos engenheiros da empresa já tem o protocolo funcionando em suas mesas.

Na semana passada, a engenheira de rede Irena Nikolova palestrou em uma conferência em Boston sobre sua experiência com a implantação do IPv6 no Google. Também foi publicado um paper contendo todo o material da apresentação.

A migração ainda não está completa e está demorando mais do que o previsto inicialmente. Além de atualizar programas e hardware para o novo protocolo, também foi necessário mobilizar a gerência, a equipe e os administradores para o processo. Houve dificuldades também com fornecedores de aplicativos, fosse pela carência de opções no mercado fosse pela entrega de produtos defeituosos.

Quanto aos problemas técnicos, nós podemos confirmar que existe um bocado de código novo, não-testado e consequentemente bugado, e conseguir que nosos fornecedores alinhados de forma que tudo tenha suporte a IPv6 foi um desafio
Deploying IPv6 in the Google Enterprise Network. Lessons learned.

O projeto de migração nasceu da necessidade: apesar de sua rede ser privada, o Google utilizava endereços de IP públicos e os endereços IPv4 disponíveis estavam chegando ao fim. Além disso, era do interesse da empresa testar diversas ferramentas internas em sua versão IPv6, antes de lançá-las aos usuários.

.