O Google tem 200 escritórios ao redor do mundo e 30.000 funcionários. Desde 2008, um grupo de administradores está tentando conectar toda a rede interna usando apenas o protocolo IPv6. Metade do caminho já foi alcançado e 95% dos engenheiros da empresa já tem o protocolo funcionando em suas mesas.
Na semana passada, a engenheira de rede Irena Nikolova palestrou em uma conferência em Boston sobre sua experiência com a implantação do IPv6 no Google. Também foi publicado um paper contendo todo o material da apresentação.
A migração ainda não está completa e está demorando mais do que o previsto inicialmente. Além de atualizar programas e hardware para o novo protocolo, também foi necessário mobilizar a gerência, a equipe e os administradores para o processo. Houve dificuldades também com fornecedores de aplicativos, fosse pela carência de opções no mercado fosse pela entrega de produtos defeituosos.
Deploying IPv6 in the Google Enterprise Network. Lessons learned.
O projeto de migração nasceu da necessidade: apesar de sua rede ser privada, o Google utilizava endereços de IP públicos e os endereços IPv4 disponíveis estavam chegando ao fim. Além disso, era do interesse da empresa testar diversas ferramentas internas em sua versão IPv6, antes de lançá-las aos usuários.
.