Categorias

Google lança aplicativo de chamada de vídeo

Foi lançado o hoje o Google Duo, investida da empresa no mercado de chamadas telefônicas com vídeo.

Na prática, o aplicativo gratuito do Google entra no mercado para competir com o FaceTime da Apple, ou o Facebook Messenger mas com a vantagem de permitir comunicação entre as duas principais plataformas móveis.

Disponível para Android e iOS, o Google Duo prima pela simplicidade, sem complicações para o usuário mas também sem recursos adicionais, disponíveis em outros aplicativos de mensagens. Mas o Google aposta justamente nessa característica como justificativa para o lançamento do aplicativo: “Duo tira a complexidade das chamadas de vídeo, de forma que vocês possam estar juntos no momento não importa onde estejam”. Com um único toque para um número telefônico de sua lista de contatos, o aplicativo estabelece a conexão de vídeo.

google-duo

Outro recurso interessante do Duo é o ajuste automático para a velocidade de banda: o aplicativo reduz a qualidade da transmissão em conexões mais lentas para manter a conversação fluindo e pode trocar sozinho entre Wi-Fi e plano de dados móvel de acordo com a necessidade e sem derrubar a ligação.

Para quem se preocupa com privacidade (e para desespero da Justiça brasileira), todas as chamadas são nativamente encriptadas de ponta a ponta.

Resta saber o que exatamente o Google pretende com esse lançamento. Em um ecossistema lotado de soluções similares da própria empresa, como Google Chat, Hangouts, Spaces, ou mesmo o vindouro Allo, o Duo se isola e não interage com nenhum deles, forjando seu próprio espaço.