Categorias

Google lança busca por voz no Gmail, Calendar e Google+

O Google está lançando mais uma ferramenta para facilitar a navegação de seus usuários: a busca baseada em voz, que agora está disponível para serviços como Gmail, Calendar e Google+.

O recurso está sendo ativado através do Google Search, permitindo que usuários façam perguntas sobre os temas mais consultados, tais como “meu voo está atrasado?” e “quando vai chegar a minha encomenda?”. As principais categorias que podem ser consultadas através do recurso incluem reservas (de voos e restaurantes), compras, planos e fotos.

Usuários podem pesquisar por informações com comandos de voz
Usuários podem pesquisar por informações com comandos de voz

O recurso baseia-se no trabalho do Google em reconhecimento de voz contextual e seu Gráfico de Conhecimento, um banco de dados com informações sobre pessoas, lugares e coisas que ajuda a fornecer resultados para palavras com significados diferentes em um contexto diferente.

Os usuários podem desativar o recurso para uma única sessão, clicando no ícone de globo no topo dos resultados de busca ou desativá-lo permanentemente através da opção de “Preferências de pesquisa”.

A busca por voz estará disponível para o Chrome, tablets e smartphones. Por enquanto, o serviço só está sendo ativado para quem mora nos EUA.