Categorias

Google lança Cloud Playground, SDK que roda diretamente em navegadores

Google lança SDK para plataforma na nuvem

A plataforma na nuvem do Google está, mesmo que lentamente, se tornando um ecossistema repleto de recursos e aplicativos complexos para a web, mas ainda não é fácil de experimentar suas funções. Antes de qualquer coisa, é preciso de um SDK específico e algumas outras ferramentas instaladas na máquina local.

Porém, o Google está lançando hoje o Cloud Playground, SDK voltado para browsers, o que significa que os desenvolvedores poderão experimentar alguns códigos, e verificar como suas APIs irão funcionar, ou simplesmente compartilhar alguns códigos sem a necessidade de instalar todo o conteúdo para desenvolvimento.

Segundo o Google, o Cloud Playground é um local “para que desenvolvedores experimentaram e trabalharem com alguns dos serviços oferecidos pela plataforma em nuvem do Google, como o Google App Engine, Google Cloud Storage e o Google Cloud SQL”.

Por enquanto, a Cloud Playground suporta apenas aplicativos baseados no Python 2.7 App Engine, e o Google está considerando que este seja um serviço experimental, que poderá ser encerrado a qualquer momento.

Para ver como o novo recurso funciona, basta acessar a Cloud Playground, ou simplesmente confira alguns arquivos que o Google está publicando sobre o projeto, que contém um botão “rodar/modificar”, que permite que o usuário execute qualquer exemplo de código presente na página. O Cloud Playground conta com vários exemplos de aplicativos, e permite a opção de “clonar” outros templates open source de projetos escritos em Python 2.7.

O projeto é open source, e consiste em um editor de códigos básico para browsers, que na verdade é uma Python App Engine, que funciona como servidor para desenvolvimento.