Categorias

Google lança Google Gears, que permite usar serviços do site

O grupo de internet Google lançou uma tecnologia que permite aos internautas usarem seus programas gratuitos, até agora só acessíveis on-line, sem conexão à internet. Os serviços incluem o correio eletrônico e a agenda interativa. O anúncio foi feito hoje pela companhia.

A nova ferramenta, batizada de Google Gears e apresentada durante encontro de programadores do Google em Sydney é uma ameaça ao império da gigante Microsoft, que se baseia nas vendas de software instalado em computadores pessoais.

“Com o Google Gears eliminamos uma das maiores limitações do browser, a fim de criar uma plataforma mais forte para ativar toda sorte de aplicativos”, disse o diretor-executivo do Google, Eric Schmidt, em um comunicado.

O Google lançou nos últimos meses uma série de programas on-line, gratuitos e financiados com publicidade, que não precisam ser instalados em um equipamento. Eles permitem acessar dados e documentos de qualquer computador ligado à internet.

O pacote compreende os serviços de correio eletrônico (Google Mail), edição de texto (Docs & Spreadsheets), mensagens instantâneas (Google Talk), criação de blogs (Blogger), agenda (Calendar), tratamento de fotos (Picasa) e criação de páginas web (Page Creator).

A nova extensão baixa dados suficientes no computador para permitir aos usuários usar estes programas on-line inclusive quando estão desconectados.

O Google Gears é um aplicativo aberto, o que significa que os programadores estão livres para adaptá-los a seu gosto. Neste sentido, a empresa sediada na Califórnia informou que está disposta a trabalhar com outras para desenvolver os padrões de sua funcionalidade fora da internet.

Com informações de Folha Online.