Google Cloud Storage Nearline
Categorias

Google lança “Nearline”, novo serviço de armazenamento na nuvem

O Google lançou hoje um novo serviço de armazenamento na nuvem, o “Google Cloud Storage Nearline“. Trata-se de um serviço para “armazenamento frio” (cold storage), um tanto quanto parecido com o “Amazon Glacier“.

Este tipo de serviço possui uma característica que também ajuda a explicar seu baixo custo: a recuperação dos dados pode levar várias horas. Justamente devido a isto, trata-se de um tipo de armazenamento recomendado para backups e/ou outros tipos de informações que não serão acessadas/requisitadas com frequência.

E aqui está um grande diferencial do “Google Cloud Storage Nearline”: a gigante de Mountain View promete um tempo de recuperação curtíssimo (cerca de 3 segundos). Os preços também são extremamente competitivos: US$ 0,01 por gigabyte (os mesmos valores praticados no “Amazon Glacier”, mas sem a demora na recuperação).

Google Cloud Storage Nearline

Diversas empresas utilizam a estrutura do “Amazon Glacier” atualmente. Algumas inclusive utilizam a plataforma para a criação de produtos completos que englobam software e serviços, como a Genie9 e seu Zoolz Cloud, por exemplo. Aqui, entretanto, temos de lidar com a demora para acesso ou recuperação das informações imposta pela Amazon (de algumas horas).

Queríamos criar um produto onde nunca jogar nada fora fosse econômico. O Google é muito bom em armazenar coisas, mas cada organização deve ser capaz de manter seus dados bem próximos“, disse Tom Kershaw, diretor de gerenciamento de produto para a plataforma cloud no Google.

O Nearline pode representar uma alternativa para alta disponibilidade com um custo extremamente acessível, permitindo que empresas (e pessoas físicas) de diversos portes passem a trabalhar com armazenamento na nuvem (até mesmo para usos mais simples, como backup de fotos e vídeos).

Ao eliminar os longos períodos para a recuperação de dados, o serviço se torna também mais interessante e vantajoso que o próprio “Amazon Glacier”, se assemelhando de certa forma a outros produtos de armazenamento na nuvem atualmente existentes no mercado.

Nuvem - Armazenamento

Ainda segundo Tom Kershaw, a empresa é capaz de oferecer o Nearline com um preço tão baixo devido à sua própria infraestrutura: ela hospeda todas as informações, online e offline (neste último caso, o “armazenamento frio” =  Nearline), no mesmo sistema.

Nesta nova nuvem do Google não haverá movimentação de informações entre duas infraestruturas diferentes, justamente o elemento que acaba encarecendo serviços semelhantes em outros lugares; o Nearline “usa o mesmo sistema que os demais produtos de armazenamento do Google“, incluindo o mesmo tipo de criptografia.