Categorias

Google lança serviço de busca de músicas sem downloads

Serviço não oferecerá download, por enquanto.
O Google deu seu primeiro passo no mercado de música on-line, com o lançamento de um serviço de busca de canções na internet –mas a companhia não permitirá o download dos arquivos em seu portal, e apenas dirigirá o internauta a páginas nas quais isso será possível.

Por meio de um evento em Hollywood e uma postagem em seu blog corporativo (a íntegra, em inglês, está disponível aqui), o Google anunciou seu mais recente lançamento, que já estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos.

A partir de agora, os usuários que escreverem o título ou trechos de uma música no campo de busca do Google verão entre os resultados links para ouvi-la.

Quem clicar nesses links poderá ouvir a música procurada em parte ou na íntegra em sites de parceiros do Google como Lala e iLike, de propriedade do MySpace.

Não será possível baixar a canção diretamente da página do Google, mas haverá links para páginas de parceiros do buscador que oferecem o download.

Também haverá entre os resultados links para portais como Rhapsody e Pandora para que o internauta possa encontrar música relacionada ao que foi procurado no buscador do Google.

“Este é apenas o primeiro passo para fazer com que as buscas sejam mais musicais”, diz a postagem sobre o serviço no blog da companhia, assinada por Murali Viswanathan, gerente de produto, e Ganesh Ramanarayanan, engenheiro de software.

O Google reconhece que o espectro musical é imenso e muitas canções não estarão disponíveis, mas espera melhorar o serviço com o tempo.

Paralelamente ao anúncio em seu blog, o Google realizava em Los Angeles um evento de apresentação oficial do novo serviço com um painel de discussão sobre o tema e a participação de membros das bandas Linkin Park, OneRepublic e Dead By Sunrise, entre outras.

Embora algumas versões apontavam que o Google receberia de seus parceiros parte da renda gerada por downloads pagos, os responsáveis pelo site de buscas desmentiram tal boato e asseguraram que as receitas do novo serviço serão geradas pela publicidade online, assim como no resto de suas páginas.

Com este passo, o Google entra em um negócio relativamente novo para a companhia, mas a empresa já está acostumada a andar por terrenos pouco ou nada relacionados com buscas na rede.

Também hoje, o Google anunciou o lançamento do Google Maps Navigation, um navegador GPS que funcionará em telefones celulares junto com a próxima versão de seu software Android. O Droid, da Motorola, será o primeiro aparelho equipado com este sistema.

O negócio do download pago de música vem ganhando força na internet. Segundo um estudo da empresa de consultoria NPD, as vendas de CDs ainda representam 65% do total, mas caem entre 15% e 20% por ano.

Os downloads legais crescem na mesma percentagem. Assim, suas receitas se igualarão às das vendas de CDs no final de 2010.

Em países como os EUA, a maior fatia da venda de músicas pela internet está nas mãos do iTunes, a loja online da Apple, da qual o Google hoje se transforma em concorrente indireto.

O iTunes já vendeu mais de 6 bilhões de músicas desde seu lançamento em 2003.

Com informações de Folha Online.