Categorias

Google lança versão beta do Chrome 32

Google disponibiliza versão beta do Chrome 32
Google disponibiliza versão beta do Chrome 32

O Google lançou hoje a versão beta do Chrome 32, que apresentará suporte para animações WebP para todas as plataformas suportadas. No Android, esse update vai apresentar uma nova forma de incrementar as performances touch e suporte à Vibration API.

O WebP é a tentativa do Google para deslocar os formatos JPEG e PNG, para um formato de imagem mais eficiente. As animações WebP, contudo, são essencialmente uma alternativa às animações GIF. Ao contrário do formato antigo, animações WebP utilizam canais alpha verdadeiros, e cada frame pode ser “perdido” conforme a necessidade. Comparado às animações GIF, as versões WebP podem ser bem menores, mas já que o WebP não é suportado pela maioria dos browsers, essa adição é apenas uma tecnologia bacana apresentada pelo Google.

O jeito que o Google agiliza a interface touch do Android é, na verdade, bem estiloso. Atualmente, o Chrome utiliza um delay de 300ms quando registra um toque e espera por um segundo toque para dar zoom. Contudo, em sites responsivos, não há necessidade de esperar por esse recurso, já que o site dá zoom automaticamente. Então, o Google desabilitou o recurso de clique duplo para zoom em sites responsivos para tornar o aplicativo um pouco mais rápido.

A outra grande mudança é que, a partir de janeiro, o navegador vai bloquear plugins que fazem uso da Netscape Plugin Architecture Programming Interface (NPAPI). Dessa forma, apenas alguns plugins selecionados serão permitidos a continuar rodando nas versões estáveis do Chrome. A próxima versão do browser deverá ser lançada nas próximas semanas.