Categorias

Google libera versão beta do Chrome 30 para Android e desktop

Google anuncia versão beta do Chrome 30
Google anuncia versão beta do Chrome 30

Essa semana, o Google lançou o Chrome 29. E hoje, a companhia anunciou a versão beta do Chrome 30 para Android e desktop. Na nova versão que está por vir, será a primeira vez que o Chrome para Android oferecerá suporte ao WebRTC como padrão, enquanto as versões beta antigas traziam o WebGL.

Enquanto a maioria dos browsers desktop suportam a maior parte das APIs do WebGL (com exceção do IE, que vai passar a oferecer suporte a partir da próxima versão), os browsers móveis foram deixados para trás, nesse quesito. Mesmo que o browser do BlackBerry 10, o Opera Mobile e o Firefox já oferecessem suporte ao recurso, a maioria dos recursos WebGL só está sendo implementada agora para os dispositivos móveis. O Safari para IOS também não oferece suporte ao recurso, mas a adição de suporte ao Chrome para Android poderá encorajar os desenvolvedores a trabalhar com a API.

O Google está implementando novas funções no browser mobile, como por exemplo, a detecção de gestos. O usuário agora pode, por exemplo, deslizar o dedo horizontalmente através da toolbar no topo da tela do browser, para trocar de aba.

A versão desktop não terá grandes novidades, mas o Google afirmou que está facilitando a busca por imagens. Basta que o usuário clique com o botão direito em uma imagem, e escolha “Pesquisar no Google por essa imagem”.

A versão final do Chrome 30 ainda não tem previsão de lançamento.