Categorias

Google Maps ganha lado social

O Google Maps está expandindo suas funcionalidades e se tornando uma plataforma mais próxima de uma rede social, com um novo recurso que permite compartilhamento de conteúdo.

A novidade permite que os usuários criem listas de lugares favoritos e compartilhem ou até mesmo sigam a lista de outros usuários dentro do próprio Google Maps.

De acordo com o gerente de produto Zach Maier, a ideia por trás da nova funcionalidade é “ajudar as pessoas a quebrarem suas rotinas e fazerem algo novo”. Além das localidades marcadas com uma estrela que existiam anteriormente, agora também é possível adicionar locais às categorias Favoritos e lugares que se gostaria de visitar, como uma espécie de meta para o futuro. O local marcado pode ser um restaurante, um parque, um museu ou mesmo um marcador qualquer preso no mapa do Google Maps.

Maier destacou também que o aplicativo está buscando uma abordagem mais próxima de uma rede social. Usuários influentes, por exemplo, poderão ter suas listas de Favoritos acompanhadas por outros usuários, como uma lista de restaurantes recomendados ou livrarias selecionadas ou até um roteiro de viagem. Mas qualquer usuário poderá compartilhar suas listas com outros usuários, criando laços entre os participantes.

A novidade já está disponível de forma integral nas versões para iOS e Android do aplicativo e será disponibilizada também na versão web do Google Maps em breve.