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Google monta “exército” para brigar com Facebook

Microsoft comprou 1,6% do Facebook
O Google e algumas das redes sociais mais populares da internet se juntaram para enfrentar seu mais novo concorrente de peso: o Facebook. Na quinta-feira (1), informa o jornal “The New York Times”, uma aliança feita entre diversas companhias dará início a um processo de padronização que permitirá aos desenvolvedores de softwares criar programas compatíveis com o Orkut (do Google), o LinkedIn, o hi5, o Friendster, o Plaxo e o Ning, entre outras redes sociais. Essa plataforma comum será chamada de OpenSocial.

A estratégia, diz a publicação, tem como foco a concorrência com o Facebook. Essa rede social, que na semana passada teve 1,6% comprada pela gigante Microsoft, já permite que desenvolvedores criem aplicativos para o serviço – atualmente são mais de sete mil deles, adotados por grande parte dos cerca de 50 milhões de usuários. Com essas ferramentas, também chamadas de “widgets”, o internauta pode divulgar para onde já viajou, as línguas que fala, colocar papéis de parede personalizados, informar o livro que está lendo e criar sua árvore genealógica, por exemplo.

“A aliança vai promover essa possibilidade já existente no Facebook, que aceita programas desenvolvidos por qualquer pessoa”, afirmou ao “NYT” uma pessoa ligada a essa nova aliança, que não quis se identificar. “Essa é uma alternativa aberta ao Facebook”, continuou. Além das redes sociais, a aliança inclui desenvolvedores de softwares como a Salesforce e a Oracle.

Ainda de acordo com uma pessoa ligada à aliança, todos os sites de relacionamento dessa iniciativa somam mais de 100 milhões de usuários, o dobro de membros cadastrados no Facebook. O site foi lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos. No ano passado, a empresa rejeitou uma oferta de compra de US$ 1 bilhão feita pelo Yahoo!.

Com informações de G1.