Categorias

Google pagou caro para ser o mecanismo de busca padrão do iPhone

O Google está tendo uma sexta-feira complicada: depois de ter vazado o valor total do faturamento da plataforma Android, agora é a vez do público saber quanto a empresa pagou para ser o mecanismo de busca padrão no iPhone.

Segundo uma análise da documentação do processo judicial movido pela Oracle contra o Google, esse último teria pago um bilhão de dólares à rival Apple para manter o Google como primeira opção para os usuários do iOS.

O valor seria referente somente ao ano de 2014, então não se sabe se a prática é antiga ou se a cifra foi atualizada no ano passado. Segundo a transcrição do julgamento, o acordo é referente a uma participação que a Apple teria relacionada ao faturamento que o Google gera através da plataforma rival.

Não é a primeira vez que é revelado que o Google paga e paga caro para ter seu mecanismo de busca oferecido como padrão em outros ambientes. A empresa e a Mozilla tinham um acordo similar até o ano passado, quando a fundação por trás do Firefox preferiu cortar laços financeiros com o Google para ser mais independente.

Mas é revelador descobrir que o Google financia parte da receita da Apple, justamente no mercado em que as duas empresas travam um embate mortal pela hegemonia. Assim como os valores do Android divulgados anteriormente, advogados do Google também tentaram suprimir os números de seu acordo com a Apple das atas do processo, mas seus pedidos foram outra vez negados.

A Apple também tentou bloquear a publicação da quantia posteriormente, sem sucesso. Até o momento, nenhum representante das três empresas envolvidas emitiu qualquer comunicado oficial sobre os vazamentos desta sexta-feira.

O processo aberto pela Oracle em 2010 acusa o Google de ter usado uma versão modificada da plataforma para o desenvolvimento do Android sem ressarcir à Oracle devidamente. Em 2012, um juiz bateu o martelo em favor da Oracle, mas o caso ainda se arrasta nos tribunais. O Google não tem mais como apelar da decisão e resta agora resolver o valor da indenização que deve ser paga à reclamante.