Categorias

Google para Android agora faz busca dentro de outros aplicativos

O Google anunciou uma nova forma de pesquisa em seu aplicativo para Android, que permite buscar conteúdo embutido em aplicativos no dispositivo móvel.

Com a nova busca, é possível recuperar contatos, conteúdo incluído em conversas, músicas ouvidas e mensagens de email, e a meta é expandir esse escopo para todos os aplicativos.

Com o conteúdo migrando cada vez mais das páginas web para o interior de aplicativos, o Google resgata e aprimora uma funcionalidade existente nos sistemas operacionais de desktop: a capacidade de pesquisar conteúdo internamente. A partir da atualização do aplicativo de busca, agora é possível recuperar, por exemplo, o nome daquele lugar que fez parte de uma conversação em um aplicativo, acessar material enterrado entre diversos emails ou até mesmo relembrar uma música ouvida anteriormente.

google-search-in-app

A princípio, a funcionalidade está disponível para acessar somente conteúdo dentro do Gmail, Spotify e do YouTube. É muito pouco ainda para o que se propõe, mas o Google garante que irá integrar em breve Facebook Messenger, LinkedIn, Evernote, Glide, Todoist e Google Keep em seu alcance.

Para quem está preocupado com a privacidade, o modo de busca em aplicativos roda localmente, sem nenhuma interação com os servidores do mecanismo de busca, a exemplo do que costuma acontecer com buscas internas de sistemas operacionais. Desta forma, também é possível executar uma pesquisa sem a necessidade de se estar conectado à internet.