Categorias

Google passa a avisar sobre notícias falsas nos resultados de busca

O Google anunciou que irá começar a avisar sobre notícias falsas que aparecerem nos resultados de uma busca.

O recurso já vinha sendo implementando em alguns países, inclusive no Brasil desde Fevereiro, mas a partir de agora está valendo para os resultados globais.

A iniciativa nasceu do Jigsaw Group dentro do Google, uma divisão que forjou parcerias com entidades independentes de checagem de fatos para estancar a epidemia de notícias falsas que vem circulando na internet, com interesses financeiros ou políticos. “Com milhares de artigos noticiosos publicados online a cada minuto do dia, a quantidade de conteúdo que as pessoas encontram online pode ser exagerado. E, infelizmente, nem todos são factuais ou verdadeiros”, afirma o Jigsaw Group.

O propósito da nova funcionalidade é ajudar os usuários a distinguir fatos de ficção. Os artigos analisados pelo grupo serão marcados como verdadeiros ou questionáveis e haverá um link para a análise completa da veracidade quando possível. O Google não pretende remover conteúdo questionável de seus resultados, mas alertar seus usuários sobre a possível inverdade do que foi publicado e aparece após uma pesquisa.

noticia-verificada-google