Categorias

Google pode enfrentar mais processos por monopólio

Estaria ele influenciando resultado das pesquisas?

O US Federal Trade Comission, órgão Americano que visa à proteção dos direitos do consumidor e combate práticas como o monopólio, acredita que deve ser movida uma ação antitruste contra o Google. Após mais de um ano de investigações, comissários concluíram que o Google utiliza ilegalmente sua dominância como líder de buscas para prejudicar seus rivais.
As empresas rivais acusam o Google de classifica-las com um ranking baixo, de forma injusta. Essa prática colocaria os resultados de produtos similares do Google como as primeiras opções nas buscas, o que prejudicaria os acessos às páginas dos concorrentes.
A gigante de buscas, atualmente, já enfrenta processos similares perante a Comissão Europeia em setores identificados este ano, após um extenso período de investigação, na Europa. O Google também enfrenta processos antitrustes em diversos estados dos EUA, como California, Nova York e Texas.
Uma grande quantidade de empresas fizeram queixas ao órgão, incluindo companhias como FairSearch.org e Microsoft. Ainda assim, as organizações raramente falam publicamente sobre suas negociações com o FTC. O Google, porém, nega que tenha praticado qualquer transgressão.