Categorias

Google pode ser processado se não remover imagens vazadas de celebridades

O Google é o próximo na fila para enfrentar a ira de celebridades que foram vítimas de um ataque ao iCloud no mês passado.

Martin Singer, um advogado norte-americano disse que a conduta do Google foi “desprezível [e] repreensível”, quando, seus clientes acreditam, a empresa não “agiu rapidamente e de forma responsável para remover” as imagens roubadas de celebridade em setembro.

Singer disse estar representando “mais de uma dúzia de celebridades, atrizes, modelos e atletas”, cujas imagens foram roubadas de suas contas do iCloud.

“O Google está fazendo milhões e lucrando com a vitimização das mulheres”, escreveu o advogado em uma carta para os principais executivos do Google, incluindo o CEO Larry Page e o presidente executivo Eric Schmidt.

google-dns-turquia

No mês passado, várias imagens de celebridades foram reveladas no site 4chan. As imagens foram aparentemente roubadas de contas iCloud de mulheres como Jennifer Lawrence, a modelo Kate Upton, a cantora Ariana Grande e outras. Em pouco tempo, as imagens rapidamente se espalharam pela Internet e atingiram todos os motores de busca e mídias sociais.

A maioria dos grandes sites, incluindo o Google, removeram as imagens de seus sites. Mas parece que algumas ainda permanecem na busca.

Na carta escrita ao Google, o advogado disse que os avisos de remoção foram enviados para o Google há quatro semanas, mas imagens de nudez ainda podem ser acessadas na busca, assim como no YouTube e Blogspot.

A carta parece neste momento ser apenas uma advertência, mas o advogado deixou em aberto a possibilidade das celebridades processarem a gigante.