Categorias

Google quer expandir o acesso à Internet em Cuba

Com a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama à Cuba na semana passada, o Google também anunciou que está investindo na ilha e deseja expandir o acesso local à Internet de qualidade.

A empresa revelou que está nos “estágios iniciais” de um projeto que irá levar a banda larga para o país para reduzir a exclusão digital.

Atualmente, segundo um levantamento estatístico, apenas 5% das residências em Cuba tem acesso regular à Internet, fornecido pela empresa estatal ETECSA. O governo também anunciou recentemente que tem seus próprios planos para expandir o alcance do acesso em banda larga para casas, clubes e bares na capital Havana. O primeiro ponto gratuito de Wi-Fi da cidade foi aberto somente em Março do ano passado.

Enquanto seus planos não decolam, o Google levou  na semana passada Chromebooks, kits de Realidade Virtual Cardboard e outros produtos de seu portfólio para o Museo Orgánico Romerillo, em Havana, onde serão conectados à rede de Internet da ETECSA e estarão disponíveis para os visitantes conhecerem as tecnologias da empresa.

Gradativamente, a ilha de Cuba se abre para empresas ocidentais, principalmente dos Estados Unidos, depois que os dois países reataram ligações diplomáticas. Netflix e Airbnb já expandiram suas operações para a nação caribenha e outras devem seguir no rastro do Google.