Categorias

Google recebe permissão para testar carros de auto-condução em vias públicas

Há quase um ano atrás, o Google revelou durante uma conferência que havia construído uma série de protótipos de carros de auto-condução.

Os modelos não tinham volante, pedal de acelerador ou de freio. Em vez disso, todos eram movidos por softwares e sensores.

Até então, todos os protótipos estavam sendo testados em espaços privados e fechados do próprio Google. Hoje, a empresa revelou que recebeu luz verde para começar a testar em estradas públicas.

“Neste verão (inverno no Brasil), alguns dos protótipos de veículos que criamos vão deixar a pista de testes e ir para as estradas familiares de Mountain View, Califórnia, com nossos pilotos de segurança a bordo”, explicou a empresa em seu blog.

carros-auto-conducao-google

Segundo o Google, os carros que serão testados na Califórnia já registraram mais de 1 milhão km nas estradas de teste desde que o projeto começou, e, recentemente, têm dirigido cerca de 16 mil km por semana. “[Isso] é o equivalente a cerca de 75 anos de experiência de condução típica de um adulto norte-americano”, explicou a gigante.

A velocidade de cada protótipo será limitada a cerca de 40 km/h e motoristas de segurança estarão a bordo com uma direção removível e pedais de acelerador e freio para assumir a condução se necessário.