Categorias

Google retira patentes de processo contra Microsoft

Google libera Microsoft de 2 processos de patentes

O Google decidiu entrar com um pedido para retirar duas patentes de um processo movido contra a Microsoft. A ação foi movida para impedir a Microsoft de utilizar um padrão de compactação de vídeos no Xbox. 

No processo, o Google queria impedir a Microsoft de utilizar dois padrões essenciais de patentes em seus produtos sem pagar os devidos royalties. Em comunicado oficial, o vice-conselheiro geral da Microsoft, David Howard, disse estar satisfeito pelo Google ter finalmente retirado as queixas de exclusão de produtos e espera que a empresa ainda retire outras semelhantes que estão pendentes.

Em 2012, a FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) determinou que o Google parasse de bloquear o uso de padrões patenteados. Segundo a comissão, a ação poderia causar danos aos consumidores, à concorrência e à inovação de tecnologias. A batalha de patentes começou no final de 2010, quando a Motorola Mobility, antes de ser comprada pelo Google, processou a Microsoft por patentes de redes sem fio e de códigos de vídeo utilizados no Xbox e em Smartphones.