Categorias

Google revela o nome definitivo do Android N

Depois de muita especulação sobre o que significaria o “N” da próxima versão do Android, o Google oficializou hoje o nome definitivo do novo sistema operacional móvel: Android Nougat.

Muita gente apostava que Nutella seria o nome escolhido para manter a tradição de nomes de doces da plataforma (Marshmallow, Lollipop, KitKat, Jelly Bean, Ice Cream Sandwich), mas o Google foi por outro caminho.

O anúncio foi feito pelo Twitter, sem muitas explicações, após um concurso de sugestões que o próprio Google já havia explicado que não iriam influenciar na decisão final. Nougat, também chamado de nugá ou nugado em Portugual e no Brasil, é um tipo de doce feito “com açúcar e/ou mel, castanhas assadas (amêndoas, nozes, pistache, avelãs, nozes de macadâmia), claras em neve e, às vezes, picado de frutas cristalizadas”, segundo a Wikipédia. Uma das variações do Nougat é também conhecido como torrone, em algumas regiões.

android-nougat

O Android Nougat estará em fase beta pelo menos até o segundo semestre desse ano e o beta mais recente já está disponível para todos que quiserem experimentar. De acordo com o Google, haverá 250 recursos inéditos no próximo Android, incluindo a possibilidade de executar mais de um aplicativo na mesma tela, um sistema de notificações aperfeiçoado nessa nova versão, redução no consumo da banda de dados e no gasto de bateria do dispositivo móvel através de novas tecnologias.