Categorias

Google tem problemas ao demonstrar smartphone modular em público pela primeira vez

Nessa quinta-feira (26), durante a Google I/O, o chefe técnico do Projeto Ara, Paul Eremenko, exibiu o progresso que sua equipe tem feito desde que vimos os primeiros protótipos dos smartphones modulares em abril passado.

Ele exibiu um protótipo funcional na conferência e, pela primeira vez, pudemos ver publicamente como o telefone modular Ara funciona, mais ou menos: Levou um bom tempo, mas depois de várias rodadas de aplausos em apoio da plateia, ele finalmente ligou. E travou. Ao longo da sessão, a equipe tentou fazê-lo passar da tela de inicialização, mas não teve sucesso. Mas, embora essa não tenha sido a demonstração mais bem-sucedida que já vimos, mas foi o suficiente para mostrar o progresso.

projeto-ara-google-smartphone-modular

Eremenko anunciou também um desafio para os desenvolvedores. Um prêmio de US$ 100.000 para um módulo de trabalho que permite que um telefone faça algo que um telefone nunca fez antes, juntamente com uma viagem para a próxima conferência de desenvolvedores do Ara.

projeto-ara-google-smartphone-modular2

Os problemas técnicos do projeto são muitos, mas o grupo Ara está investigando novas maneiras de resolvê-los. Eremenko observou que o Android terá que passar por “mudanças” para apoiar a modularidade, e que será um “teste de estresse” do sistema operacional para ver se ele é flexível o suficiente para permitir isso.

“Gente, isso vai ser difícil, mas vamos fazê-lo juntos”, disse Eremenko. Um dispositivo de preview para desenvolvedores deve estar disponível no final desse ano.