Google Logo
Categorias

Google teria escolhido a HTC para o desenvolvimento do próximo tablet Nexus

Alguns rumores indicam que o próximo tablet da linha Nexus, do Google, será fabricado pela HTC. Uma pessoa supostamente por dentro do assunto teria fornecido tal informação ao The Wall Street Journal, e tudo é até um tanto quanto inusitado, principalmente devido ao fato de que a HTC não possui grande expressão no mercado de tablets, apesar de seus ótimos smartphones.

O Google já trabalhou com alguns parceiros anteriormente, no desenvolvimento de tablets da linha Nexus. O ótimo Nexus 7 da primeira geração (lançado em 2012), por exemplo, foi fabricado pela Asus, assim como o seu sucessor, lançado em 2013. Já o Nexus 10, de 10 polegadas, foi desenvolvido pela Samsung.

Ainda segundo tais rumores, engenheiros da HTC já teriam visitado o Googleplex, em Mountain View, para trabalhar no projeto do novo equipamento. Pelo que tudo indica, a escolha da empresa de Taiwan teria a ver com o fato do Google desejar criar uma ampla base de parceiros, alternando entre eles entre um projeto e outro “para evitar que qualquer fabricante acabe atingindo um monopólio“.

Google Logo

Fica fácil também imaginarmos o porquê do Google não desejar aqui uma parceria com a Samsung: a gigante Sul-coreana é uma das mais poderosas entre as fabricantes de smartphones e tablets com o sistema operacional Android, e embora exista um acordo entre as duas empresas justamente para evitar conflitos, nunca se sabe.

O Galaxy S5, por exemplo, é um grande sucesso, um aparelho top de linha com recursos e hardware excelentes, inovador em vários sentidos e que além disso grava vídeos em 4K. Esta lista dos “melhores smartphones Android”, claro, pode ser bem vasta, incluindo outras marcas e modelos, como por exemplo o LG G3 e o próprio HTC One (M8), sem falar no Nexus 5 e no Moto X, ambos desenvolvidos em parceria com o Google.

Tablet

Apesar de não ter dito nada a respeito da troca de parceiros na fabricação de dispositivos Android, o Google teria dito o seguinte:

O Android é um ecossistema vibrante, e muitos na indústria estão indo muito bem. Há espaço para muitos parceiros trabalharem bem e inovarem com o Android“.

O próximo tablet Nexus, o Nexus 9, ainda marcará, caso tudo se confirme, a renovação da parceria entre o Google e a HTC, a qual produziu o Nexus One, o primeiro smartphone Nexus.

A data de lançamento do Nexus 9 também estaria bem próxima, segundo tudo indica, e o aparelho viria equipado com o processador Tegra K1, da Nvidia (o mesmo do Chromebook 13).