Categorias

Google testa funcionalidade que sugere remoção de aplicativos do Android

Faltou espaço no seu dispositivo Android para instalar um aplicativo novo? Você pode seguir nossa dica e liberar mais espaço ou… aceitar as sugestões do Google e remover alguns aplicativos sem uso.

O Google está testando uma nova funcionalidade no Android que irá permitir que o próprio sistema analise os hábitos de uso do usuário e recomende a remoção de aplicativos na mesma tela.

O novo recurso do Google Play já foi identificado por alguns usuários e age como um gerenciador de desinstalação em massa. Ainda que o Android sugira quais aplicativos podem ser removidos para liberar espaço, a decisão final ainda cabe ao usuário. A nova tela também oferece um acesso direto às configurações de armazenamento de mídia do dispositivo, para que o usuário possa apagar arquivos de música, fotos ou vídeos que estejam ocupando espaço demais sem necessidade.

uninstall-manager

Oficialmente, o Google não comentou sobre seus planos para a funcionalidade e, no momento, ela está disponível em fase experimental para um número limitado de usuários.

Se implementada, pode funcionar como um atalho rápido para aqueles usuários indecisos que instalam aplicativos mas perdem o interesse com muito pouco uso. Uma pesquisa publicada essa semana pela Localytics, empresa especializada em análise de dados do mercado móvel, concluiu que 23% dos usuários abandona aplicativos depois de utilizá-los uma única vez.