Categorias

Google transforma sua busca em portal de conteúdo para dispositivos móveis

O Google resolveu dar uma repaginada total em seu mecanismo de busca nas plataformas móveis, passando a se parecer com um portal de conteúdo customizado.

O novo aplicativo não apenas aposenta o modelo do antigo Google Now como também deseja se tornar um ponto focal de visitação para o usuário, baseado em pesquisas anteriores e preferências.

“As pessoas vem vindo para o Google querendo respostas, aprender a respeito do mundo e se aprofundar em tópicos sobre os quais são apaixonadas. Hoje, nós estamos anunciando uma nova experiência de consumo no aplicativo Google, tornando mais fácil do que nunca descobrir, explorar e se manter conectado com aquilo que importa para você – mesmo que você não tenha uma pesquisa em mente”, revelou a empresa em seu anúncio oficial.

A mudança inverte completamente a lógica do mecanismo de busca, que anteriormente dependia da interação ativa do usuário em relação a um determinado tema. A partir de agora, logo abaixo da caixa de busca, será exibido dinamicamente conteúdo passivo, constantemente atualizado, a exemplo de um portal de notícias ou uma linha do tempo de rede social, com cartões selecionados pelos algoritmos do Google para atender aos interesses do usuário.

google-feed

Mas o objetivo do Google não é competir com as redes sociais. Enquanto serviços como Twitter e Facebook privilegiam conteúdo recente e gerado pela própria comunidade de amigos, o novo Google irá privilegiar relevância, mesmo que seja conteúdo publicado meses atrás, mas que tenha passado despercebido pelo usuário, e o conteúdo será coletado da web, como o banco de dados do mecanismo de pesquisa já vem fazendo há anos.

“Na medida em que o mundo e seus interesses mudam, seu fluxo de informações continuará crescendo e evoluindo junto com você”, informa a empresa. “Você perceberá que seu fluxo irá também refletir seu nível de interesse em vários tópicos – por exemplo, se você é um fotógrafo entusiasta mas apenas casualmente se interessa por fitness, seu fluxo irá refletir isso”, explica o comunicado. O novo Google também trará ferramentas que permitirão remover tópicos que não são interessantes com facilidade, assim como seguir outros, garante o anúncio.

A novidade já está disponível para Android e iOS nos Estados Unidos e deverá ser implementada para todos os mercados nas próximas semanas.