Categorias

Google Translate aprimora sua compreensão do Português

O Google Translate continua evoluindo e anunciou ontem que aprimorou a sua compreensão do Português e outras sete línguas, que correspondem a 35% de todas as consultas ao serviço.

O sistema passará a implementar agora uma rede neural para reconhecimento de linguagem e garante que oferecerá traduções mais precisas daqui pra frente.

Neural Machine Translation tem gerado resultados de pesquisa emocionante por alguns anos e em Setembro, nossos pesquisadores anunciaram a versão do Google desta técnica. Em um nível elevado, o sistema Neural traduz frases inteiras de cada vez, em vez de apenas pedaço por pedaço. Ele usa esse contexto mais amplo para ajudá-lo a descobrir a tradução mais relevante, que então reorganiza e se ajusta para ser mais como um humano falando com gramática adequada“, informa o comunicado do Google, que nós traduzimos já utilizando o serviço, para experimentar.

Além do Português, a mudança também afeta resultados relacionados ao Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Chinês, Japonês, Coreano e Turco, facilitando e muito a tradução de uma destas línguas para outra. Os algoritmos continuam aprendendo mais e mais na medida em que vão sendo utilizados. De acordo com os desenvolvedores, “com essa atualização, o Google Translate está evoluindo mais em um único salto do que aquilo que nós vimos nos últimos dez anos combinado”.

Iniciado em 2006 com algumas poucas línguas suportadas, atualmente o Google Translate atende 103 idiomas de todo o globo.