Categorias

Google troca câmeras dos carros do Street View

Pela primeira vez em oito anos, o Google efetuou a troca das câmeras de todos os veículos do programa Street View.

O objetivo da troca é permitir  a captura de imagens com melhor qualidade tanto para os usuários quanto para seus novos algoritmos internos de identificação de elementos.

Para quem utiliza a visão do Street View para se localizar e encontrar logradouros no Google Maps, as novas imagens que estão sendo capturadas pelos veículos apresentarão maior nitidez e qualidade de cores. Mas a verdadeira revolução estará acontecendo nos bastidores do serviço, quando as mesmas imagens de qualidade superior servirão para alimentar o banco de dados de informações da plataforma, detectando automaticamente nomes de lojas, formas de pagamento, horários de funcionamento e outros elementos que podem ser deduzidos por aprendizado de máquina.

Os veículos atualizados já estão circulando há um mês, mas o Google só revelou a mudança recentemente. As primeiras imagens geradas com o novo equipamento já estão sendo processadas por uma rede neural e os usuários devem esperar melhorias no Street View. “Da perspectiva de aprendizado de máquina, tudo fica melhor”, celebra Andrew Lookingbill, um dos engenheiros trabalhando na tecnologia da plataforma.

Apesar de ser possível extrair mais detalhes das novas imagens, o Google afirmou o compromisso que tinha antes com a privacidade: placas de carro e rostos continuarão sendo borrados nas cenas disponíveis no serviço.