Categorias

Google vai parar de vender Site Search

Um dos mais antigos produtos do Google será descontinuado a partir de 1º de Abril: o serviço Site Search pago para sites profissionais e empresas não será renovado e novos contratos não serão vendidos.

O anúncio foi feito por email para os atuais usuários, que foram informados que terão que migrar para versão gratuita do serviço, com exibição de publicidade do Google, assim que seus contratos expirarem.

Criado em 2008, o Google Site Search permitia que sites da web utilizassem a tecnologia da empresa para indexação de conteúdo e busca instantânea internamente pagando o valor de uma assinatura proporcional ao volume de buscas realizadas. Um site pequeno poderia pagar o equivalente a US$100 anuais por um total de 20.000 consultas, na modalidade mais barata, mas planos para grandes empresariais previam até meio milhão de pesquisas anuais.

O Google está orientando seus consumidores a entenderem as diferenças entre o Site Search e o Custom Search Engine (CSE), que continuará existindo. Além da ausência de propaganda na versão paga que está sendo extinta, os usuários também tinham a capacidade de editar o visual dos resultados, para integrá-lo de forma mais orgânica com seus sites e até remover a marca do Google. Com a mudança, essas opções passam a não estar mais disponíveis.