Categorias

Google vai proibir toolbars na Chrome Web Store

Alguém se lembra das infames toolbars (“barras de ferramentas”) que atulhavam os navegadores e consumiam espaço da tela e recursos da máquina? Elas ainda existem e o Google quer acabar com elas de uma vez por todas.

A partir de agora, nenhuma toolbar ou extensão com múltiplos propósitos poderá ser adicionada à Chrome Web Store. E os desenvolvedores daquelas que já estão sendo oferecidas na loja virtual terão que se adequar às novas regras até Junho do ano que vem ou serão removidas pelo Google.

De acordo com o diretor de engenharia da empresa Erik Kay, “extensões na Chrome Web Store devem ter um único propósito que é estrito e fácil de ser compreendido”. E critica aquelas que já estão na loja: “estas extensões de múltiplos propósitos podem lotar a interface do navegador e diminuir a velocidade da sua navegação, às vezes de forma significativa”. Extensões com mais de uma função deverão ser divididas em mais de uma extensão para se enquadrarem na nova política.

toolbars

O Google alerta para a falta de controle por parte dos usuários e como muitas vezes essas toolbars são instaladas junto com outros aplicativos  sem que o usuário entenda exatamente o que irá acontecer. E reforça uma das visões do Chrome: de que o navegador e sua interface devem ser menos importante do que a página visualizada.