Categorias

Googlebot vai trocar iPhone por Nexus 5X

O Google anunciou que seu programa de busca e identificação de páginas web, o Googlebot, irá trocar o iPhone pelo Nexus 5X para testar o funcionamento dos sites em smartphones.

A mudança irá começar a partir de 18 de Abril e, segundo a empresa, não deverá afetar 99% dos sites cadastrados no mecanismo de busca.

No momento, o Googlebot usa o user-agent de um iPhone para se identificar como um smartphone da Apple para testar sites. O HTML da página e o servidor reagem de acordo com a identificação apresentada pelo Google: Mozilla/5.0 (iPhone; CPU iPhone OS 8_3 like Mac OS X). Mas, com a mudança, o Googlebot passará a utilizar outro user-agent: Mozilla/5.0 (Linux; Android 6.0.1; Nexus 5X Build/MMB29P).

De acordo com o Google, “nós estamos atualizando o user-agent de forma que nosso renderizador possa entender melhor páginas que usam tecnologias web mais atuais. Nosso renderizador evoluiu com o tempo e o user-agent indica que ele se tornou mais similar ao Chrome do que ao Safari”.

O Google acredita que os únicos sites que podem sair prejudicados com a mudança são aqueles que se adaptam especificamente para a o user-agent do Googlebot. Entretanto, de acordo com as regras de uso do mecanismo de busca, essa prática não é recomendada e é considerada cloaking, quando uma página web oferece ao Google um conteúdo diferente do que um usuário normal veria. O cloaking é cabível de punição nos resultados de busca, se descoberto.

O Google enfatiza que o Googlebot deve ser tratado como qualquer outro navegador. Se o webmaster tem alguma dúvida sobre sua página será visualizada pelo novo Googlebot, pode descobrir como ela fica usando a ferramenta Fetch and Render Tool, disponível na Central de Webmasters do Google. A ferramenta já foi atualizada para o novo user-agent do robô de buscas.