Categorias

Governo americano anuncia investimento de 4 bilhões de dólares para desenvolvimento de carros inteligentes

O desenvolvimento de carros inteligentes nos Estados Unidos será alavancado com um grande investimento do governo federal e uma proposta de padronizar as regras estaduais para testes dos veículos.

O anúncio do incentivo foi feito nessa quinta-feira pelo Secretário do Departamento de Transportes Anthony Foxx durante a Detroit Auto Show.

Foxx afirmou que o governo pretende investir 4 bilhões de dólares na indústria na próxima década para acelerar a tecnologia dos carros autônomos com uma série de programas de incentivos que serão revelados em 9 de Fevereiro, quando a administração Obama publicar a proposta orçamentária de 2017.

Outra iniciativa federal será a padronização das regulamentações necessárias para a realização de testes de veículos inteligentes. Atualmente, cada estado possui seu próprio conjunto de regras aos quais os fabricantes precisam aderir, o que tem se mostrado um entrave para a evolução da tecnologia. Nos próximos seis meses, o Departamento de Transportes irá se reunir com representantes dos estados e da indústria automotiva para propor um modelo comum para ser aplicada em todo o território norte-americano.

O CEO da Volvo Håkan Samuelsson já havia reclamado em Outubro passado contra a falta de uma política consistente nos Estados Unidos: “a ausência de um conjunto de regras significa que fabricantes de automóveis não podem conduzir testes válidos para o desenvolvimento de carros que atendam a todas as diferentes regulamentações de todos os 50 estados americanos”.

Durante a conferência de imprensa na Detroit Auto Show, estavam grandes nomes tanto do setor automobilístico quanto da tecnologia, como GM, Ford, Tesla, Volvo, Fiat Chrysler, Delphi e Google.