Categorias

Governo brasileiro lança aplicativos para acompanhar as eleições

Embora o sonho de se votar online ainda esteja longe de se concretizar, o governo brasileiro investiu pesado em integrar o processo eleitoral com o mundo moderno dos aplicativos.

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou três aplicativos que irão dar uma ajuda para quem deseja ficar antenado com as Eleições Gerais que acontecem em Outubro. Todos eles estarão disponíveis gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

O primeiro deles já foi lançado na sexta-feira e pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos. O aplicativo “Candidaturas” permite que o usuário visualize com detalhes todos os candidatos a cargos eletivos que estarão concorrendo este ano. A lista pode ser filtrada por cargo e por unidade da Federação.

candidaturas

Através do aplicativo, os eleitores tem acesso ao nome completo do candidato, nome escolhido para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato (se houver). Todas essas informações são obtidas diretamente das bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que são atualizadas diariamente.

O segundo aplicativo ainda a ser lançado funcionará como um localizador de seções eleitorais e utilizará geoposicionamento para informar rotas e distância até o local de votação do eleitor. O terceiro aplicativo, também sem data de lançamento prevista, fornecerá um acompanhamento em tempo real do processo de apuração das urnas.