Categorias

Governo da Índia desaconselha uso do Google Maps

Embora seja utilizado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, o Google Maps foi desacreditado pelo governo da Índia.

As autoridades governamentais alegam que o aplicativo de mapeamento não apenas não é confiável como tampouco foi autenticado pelos órgãos competentes, e seu uso é desaconselhado quando se busca precisão.

Para Swarna Subba Rao, pesquisador-geral da Índia e responsável pela agência de mapeamento e pesquisa nacional, Survey of India (SoI), os cidadãos indianos deveriam parar de utilizar o aplicativo do Google. “Google Maps não é autenticado e é amplamente utilizado por consumidores somente para encontrar restaurantes e parques”, alega Rao. Em seu lugar, ele sugere que os usuários utilizem mapas oficiais fornecidos gratuitamente pelo SoI através da internet.

Rao frisou seu desdém pelo aplicativo internacional durante a celebração dos 250 anos da Survey of India: “Se você quer falar sobre autenticação, o Google Maps não é autenticado. Não foi produzido pelo governo, portanto ele não é autenticado”.

O que pode parecer a princípio um excesso de burocracia, encontra uma justificativa mais adiante: alto nível de precisão exigido em obras e aplicações de risco. “Se você está utilizando o Google Maps para chegar em um restaurante ou parque, mesmo que você chegue a 50 metros próximo do lugar, você está feliz. Mas quando você tem que colocar uma linha de ferrovia ou fazer um canal, é aí onde nossos mapas topográficos entram, quando você requer dados de engenharia muito precisos e de qualidade”, explicou Rao em outra entrevista.