Categorias

Governo da Ucrânia tenta assustar manifestantes com mensagem de texto

O governo da Ucrânia enviou essa noite uma mensagem de texto para os celulares de todos os manifestantes que participavam de um confronto com a polícia na capital Kiev. Ainda não está claro como foi possível, mas a demonstração de rastreamento não diminuiu a força dos protestos.

“Prezado assinante, você foi registrado como um participante de um distúrbio em massa”.

A mensagem formal e ameaçadora apareceu nos celulares dos manifestantes por volta da meia-noite desta terça-feira. De alguma forma, ainda não revelada, o governo teve acesso aos dados de geolocalização dos aparelhos e disparou a mensagem. Esta informação já garantiria ao Estado o poder de intimar seus proprietários.

As três principais operadoras de telefonia celular da Ucrânia negam ter compartilhado informação com qualquer órgão do Estado, de acordo com reportagem do The New York Times. Uma das companhias sustenta a hipótese de que o governo teria instalado torres de telefonia ilegais, com o objetivo de rastrear e identificar manifestantes. Usuários que não estavam envolvidos nos protestos, mas residiam na região, também receberam a mensagem.

A Ucrânia enfrenta no momento uma longa onda de protestos, apesar da repressão governamental. Confrontos físicos entre manifestantes e forças policiais se tornaram comuns nas ruas da capital. A estratégia do Estado de assustar os manifestantes usando celulares aparentemente não surtiu efeito, com novos confrontos acontecendo nas horas seguintes.