Categorias

Governo dos EUA teria tentado contratar Jack Dorsey para criar um “Twitter cubano”

Parece que os EUA também queria entrar na onda das redes sociais: Segundo a Associated Press, o governo do país, sendo contra o comunismo de Cuba, decidiu criar um “Twitter cubano”.

O projeto apelidado de “ZunZuneo”, que começou em 2009 e durou mais de dois anos, atraiu dezenas de milhares de usuários. O plano era juntar uma massa crítica de jovens cubanos na rede social, o que poderia levar a “Smart Mobs” – grandes manifestações organizadas em pouco tempo – que poderiam se levantar contra o governo.

Dorsey teria sido abordado pelo governo
Dorsey teria sido abordado pelo governo

A AP informa ainda que Suzanne Hall, funcionária do Departamento de Estado que trabalhava nos esforços de mídia social de Hilary Clinton, ainda ajudou a liderar uma tentativa de recrutar o fundador do Twitter, Jack Dorsey, para assumir o projeto.

A rede social teria sido criada com empresas de fachada secretas e financiada através de bancos estrangeiros – para que usuários não vissem links dos EUA. A Associated Press observa que não está claro se a tão secreta ação era/é legal sob as leis dos EUA, e que nenhum órgão do governo comentou sobre a situação ainda.