Categorias

Gravadoras se unem com YouTube em novo portal de música

Google, Universal, Sony e EMI unidas no VEVO
Três das quatro maiores gravadoras do mundo uniram suas forças com o Google para abrir um portal dedicado exclusivamente para videoclipes. O Vevo (www.vevo.com) inaugura oficialmente nesta quarta-feira com os materiais exclusivos e gratuitos da Universal, Sony e EMI. É provável que a Warner também venha a aderir à iniciativa.

Os videoclipes destas gravadoras, atualmente abrigados dentro de canais próprios no YouTube, estão entre os mais vistos do site de compartilhamento de vídeos, atingindo marcas em torno de 15 milhões de visitas.

O novo portal não aceitará conteúdo criado pelos usuários, mas continuará permitindo a visualização gratuita dos vídeos. As imagens serão hospedadas e transmitidas pelo YouTube, segundo informações do jornal El País.

“Estamos retomando o controle do nosso futuro, algo que tínhamos perdido no campo dos vídeoclipes, proporcionaremos ao usuário cerca de 80% dos vídeos musicais produzidos no mundo”, disse o presidente e diretor executivo da Universal, Doug Morris, um dos idealizadores do projeto..

Segundo o executivo-chefe do Vevo, Rio Caraeff, o portal terá até o final do ano mais de 30 mil videoclipes e oferecerá também listas de reprodução, letras de músicas entre outras atrações. “Os internautas terão mais acesso aos seus artistas favoritos do que jamais tiveram e a qualidade dos vídeos será três vezes maior do que a que se encontra normalmente na internet”, garantiu Caraeff. O site poderá abrigar algumas atrações exclusivas, criadas especialmente para o portal pelos artistas das gravadoras.

O portal já está no ar com algumas informações e adiantando as atrações que serão lançadas nesta quarta-feira, 9 de dezembro.

Com informações de Terra.