Categorias

Guerra de patentes: Google, Facebook e outras gigantes apoiam Samsung contra Apple

Algumas das maiores empresas do setor de tecnologia se juntaram à Samsung para lutar contra a Apple em mais uma guerra de patentes.

Um grupo de empresas liderado pelo Google, Facebook, eBay, Dell e HP apresentou um pedido ao Tribunal de Apelação dos EUA apoiando a Samsung, que está pedindo para ter os prejuízos relacionados com a sua alegada violação de patentes da Apple ou reduzidos ou completamente descartados.

“Se deixada em repouso, essa decisão levará a resultados absurdos e terá um impacto devastador sobre as empresas […] que gastam bilhões de dólares por ano em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias complexas e seus componentes”, disseram as companhias em um comunicado ao tribunal.

apple-samsung-trabalhando-juntas

As empresas estão apoiando a Samsung em um caso de patentes de 2012 que acabou com a vitória da Apple, e argumentam que a decisão poderia desencadear uma bola de neve que afetaria negativamente as empresas que vêm tentando desenvolver “tecnologias modernas úteis.”

Em uma ação completamente diferente do que costumamos ver na indústria, o pedido das gigantes é simplesmente amigável: As empresas não são de modo algum vinculadas ao caso.

Em alguns casos, esse tipo de pedido já teve grande impacto sobre as decisões, enquanto em outros, significou pouco. Porém teremos de esperar para ver, pois o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos não comentou publicamente ainda.

A guerra de patentes entre Samsung e Apple começou em 2011, quando as empresas se processaram nos EUA, uma série de países da União Europeia e da Ásia.

Ambas argumentavam que a outra estava violando patentes relacionadas com tecnologia móvel. Na primeira decisão, a Apple saiu vencendo, com uma ordem de receber US$ 1 bilhão.

Mas depois de alguns apelos da Samsung, a empresa acabou recebendo um total de cerca de US$ 930 milhões em danos, mas o valor ainda pode mudar, especialmente agora.