Categorias

Hacker da loteria americana pode ter atacado em vários estados

Eddie Tipton plantou um malware no sistema de sorteios de loteria no estado americano de Iowa e foi denunciado e detido no começo deste ano após ter tentado resgatar um prêmio de 14 milhões de dólares.

Mas novas investigações apontam que Tipton pode ter cometido o mesmo tipo de golpe no Colorado, Wisconsin e Oklahoma usando as mesmas técnicas.

Tipton trabalhava como diretor de segurança da Multi-State Lottery Association e tinha acesso total aos sistemas de sorteio. Sua responsabilidade era justamente evitar que programas maliciosos afetassem os resultados, mas o golpista utilizava suas credenciais para plantar ele mesmo rootkits para antecipar os números ganhadores.

Segundo as investigações conduzidas nos estados onde Tipton trabalhou nos últimos seis anos, ele forneceria números vencedores antecipadamente para associados que compravam os bilhetes e repartiam os prêmios. A principal prova contra o hacker é uma gravação que mostra ele mesmo comprando um bilhete ganhador em Iowa.

No momento, Eddie Tipton foi sentenciado a dez anos de prisão por fraudar esse último resultado. Ele aguarda o resultado de uma apelação em liberdade, mas as três novas denúncias podem complicar ainda mais o seu caso.

Uma vez que o acusado trabalhou por 12 anos na Multi-State Lottery Association e cuidou dos sorteios em 37 estados diferentes, é possível que o número de fraudes seja ainda maior do que o que já está sendo investigado.