Categorias

Hacker desenvolve sistema de reconhecimento facial para Glass

Um jovem hacker de 24 anos conseguiu o que uma equipe inteira do Google teve resultados negativos: Stephen Balaban está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial para o Glass, novo gadget da gigante de buscas.

Balaban afirmou que está desenvolvendo um sistema operacional para controlar o Google Glass: “Basicamente, o que eu estou construindo é um sistema operacional alternativo que funciona com os óculos, mas não é controlado pelo Google”, explicou.

Google usa hackers para descobrir falhas do Glass
Google usa hackers para descobrir falhas do Glass

Quando Balaban anunciou pela primeira vez que havia construído um aplicativo que deixa pessoas usarem o Glass a partir de reconhecimento facial, o Google não reagiu muito bem: preocupado com o tipo de tecnologia usada para o recurso, a empresa disse que não iria apoiar programas que fizessem isso e mudou seus termos de serviço para bani-los. “Eu estaria mentindo se eu dissesse que fiquei surpreso”, disse o jovem.

Para o pesquisador de segurança Marc Rogers, embora a gigante venha banindo e criticando novos programas que estão sendo criados para o Glass, vender os primeiros protótipos dos óculos para hackers foi uma decisão inteligente: “Isso significa que todas as vulnerabilidades, ou pelo menos a maioria delas, serão encontradas e reparadas muito antes do Glass chegar no mercado”, explicou.