Uma empresa iniciante fundada pelo famoso hacker norueguês “DVD Jon” lançou nesta terça-feira (19) um serviço que permite a usuários copiar e utilizar canções da loja on-line da Apple iTunes em muitos tocadores de música não fabricados pela empresa.
O serviço da nova companhia, chamada doubleTwist, vai facilitar a troca de arquivos de áudio, fotos e vídeos por meio de computadores, dispositivos móveis ou pelo console portátil PSP, da Sony.
O software permite inicialmente a transferência de arquivos ao PSP, celulares série N da Nokia, às linhas Walkman e Cybershot de celulares da Sony Ericsson e para celulares inteligentes equipados com o sistema operacional Windows Mobile, como o Palm Treo e os modelos da HTC .
Conversão
Os usuários poderão definir quais arquivos de mídia desejam compartilhar com cada amigo. O software da doubleTwist converte mídia armazenada em um dado formato a tipos de arquivos usados em outros aparelhos, o que torna possível criar listas de execução comuns que reproduziriam canções da iTunes em aparelhos que não sejam da Apple, de acordo com a empresa.
“Os usuários só poderão executar a música que já tenham comprado e estejam autorizados a executar”, disse Monique Farantzos, 34, co-fundadora e presidente-executiva da doubleTwist.
O sistema consegue converter cerca de 100 canções em meia hora. A doubleTwist estima que o processo resulte em cerca de 5% de degradação na qualidade sonora, perda semelhante à registrada na duplicação de um CD. Amigos poderão ouvir as canções enviadas por usuários da doubleTwist mesmo que não tenham adquirido direitos de reprodução sobre elas, disse a empresa.
Representantes da doubleTwist afirmam que a empresa não está permitindo a troca desenfreada de arquivos. “O que nós estamos fazendo é facilitar a troca de arquivos entre amigos”, disse Farantzos.
Controvérsia
Aos 16 anos, na Noruega, Jon Johansen disparou controvérsia internacional quando publicou na web o código para produção de softwares capazes de quebrar a proteção contra cópia de DVDs.
Agora com 24, Johansen, vice-presidente de tecnologia da doubleTwist, continua na linha de frente de tais controvérsias, entrando em brigas com a Apple por causa de seus esforços para ajudar os consumidores a “libertarem” suas músicas do sistema de proteção contra cópias da iTunes.
Com informações de G1.