Categorias

Hacker ‘DVD Jon’ cria serviço que permite cópia do iTunes

Os criadores alegam não estar cometendo pirataria
Uma empresa iniciante fundada pelo famoso hacker norueguês “DVD Jon” lançou nesta terça-feira (19) um serviço que permite a usuários copiar e utilizar canções da loja on-line da Apple iTunes em muitos tocadores de música não fabricados pela empresa.

O serviço da nova companhia, chamada doubleTwist, vai facilitar a troca de arquivos de áudio, fotos e vídeos por meio de computadores, dispositivos móveis ou pelo console portátil PSP, da Sony.

O software permite inicialmente a transferência de arquivos ao PSP, celulares série N da Nokia, às linhas Walkman e Cybershot de celulares da Sony Ericsson e para celulares inteligentes equipados com o sistema operacional Windows Mobile, como o Palm Treo e os modelos da HTC .

Conversão

Os usuários poderão definir quais arquivos de mídia desejam compartilhar com cada amigo. O software da doubleTwist converte mídia armazenada em um dado formato a tipos de arquivos usados em outros aparelhos, o que torna possível criar listas de execução comuns que reproduziriam canções da iTunes em aparelhos que não sejam da Apple, de acordo com a empresa.

“Os usuários só poderão executar a música que já tenham comprado e estejam autorizados a executar”, disse Monique Farantzos, 34, co-fundadora e presidente-executiva da doubleTwist.

O sistema consegue converter cerca de 100 canções em meia hora. A doubleTwist estima que o processo resulte em cerca de 5% de degradação na qualidade sonora, perda semelhante à registrada na duplicação de um CD. Amigos poderão ouvir as canções enviadas por usuários da doubleTwist mesmo que não tenham adquirido direitos de reprodução sobre elas, disse a empresa.

Representantes da doubleTwist afirmam que a empresa não está permitindo a troca desenfreada de arquivos. “O que nós estamos fazendo é facilitar a troca de arquivos entre amigos”, disse Farantzos.

Controvérsia

Aos 16 anos, na Noruega, Jon Johansen disparou controvérsia internacional quando publicou na web o código para produção de softwares capazes de quebrar a proteção contra cópia de DVDs.

Agora com 24, Johansen, vice-presidente de tecnologia da doubleTwist, continua na linha de frente de tais controvérsias, entrando em brigas com a Apple por causa de seus esforços para ajudar os consumidores a “libertarem” suas músicas do sistema de proteção contra cópias da iTunes.

Com informações de G1.