Categorias

Hackers acionam sirenes de ataque aéreo em Dallas

Em meio a uma crise militar e a iminência de uma guerra, os habitantes da cidade norte-americana de Dallas foram surpreendidos na madrugada de sábado pelas sirenes do sistema de emergência.

Pouco depois da meia-noite, todas as 156 sirenes do perímetro urbano que podem indicar desde uma calamidade climática até um ataque aéreo foram acionadas ao mesmo tempo pelo o que as autoridades acreditam ser um hacker.

O alarme tocou mais de uma dezenas de vezes até ser desativado por completo pelos seus encarregados quase uma hora depois. Segundo Rocky Vaz, diretor do Escritório de Gerenciamento de Emergências de Dallas, a vulnerabilidade que permitiu o acesso não-autorizado já foi identificada, mas descobrir quem foi o responsável pelo ataque seria como “achar uma agulha em um palheiro”. Ainda assim, as autoridades locais não estão medindo esforços para investigar o caso.

A administração pública utilizou as redes sociais para avisar os habitantes de que estava ocorrendo um alarme falso. Embora a Prefeitura tenha recomendado que os cidadãos não ligassem para a polícia para evitar o congestionamento das linhas, foi registrado o dobro do volume normal de ligações durante o período dos alarmes e o tempo de atendimento saltou de 10 segundos para seis minutos. De acordo com Sana Syed, porta-voz da Prefeitura, “nós tivemos pessoas perguntando se estávamos sendo atacados por causa do que está acontecendo no exterior”.