Categorias

Hackers fazem hospital americano de refém

Toda a rede de computadores do Centro Médico Presbiteriano de Hollywood está inacessível devido à ação de hackers desde a semana passada e a situação é caótica. Os responsáveis exigem resgate milionário para resolver o impasse.

O incidente foi iniciado com a instalação involuntária de um ransomware por um de seus funcionários, que contaminou todos os computadores e encriptou todos os arquivos do sistema.

Com o ataque, pacientes estão sendo transferidos para outras unidades. Registros médicos estão sendo feitos em papel e a equipe do hospital está sendo obrigada a usar fax e telefones para se comunicar, uma vez que os serviços do portal e e-mail foram derrubados. Todos os dispositivos eletrônicos que não foram afetados foram desconectados do sistema para evitar o alastramento da infecção.

hospital
Centro Médico Presbiteriano de Hollywood

O diretor do hospital declarou que o ataque chegou a afetar a sala de emergência e que diversos aparelhos de exames e de laboratórios estão indisponíveis em virtude da ação do ransomware.

Os hackers estão exigindo o pagamento 9 mil bitcoins, o equivalente a US$3,6 milhões de dólares, para desencriptar os arquivos e liberar o funcionamento dos sistemas. Embora a cúpula do hospital não revele mais detalhes sobre o ocorrido, aparentemente o ataque não foi focado na entidade, mas iniciado quando um funcionário acidentalmente clicou em um arquivo suspeito recebido em um e-mail de phishing.

No momento, o hospital está cooperando com a Polícia de Los Angeles e o FBI para tentar identificar os autores do ransomware para punir os responsáveis e contornar a situação.

Ransomwares são disparados sem foco e podem afetar de pessoas comuns a grandes empresas. Leia nosso relato exclusivo sobre um computador infectado e seus efeitos devastadores e irreversíveis.