Categorias

Honda apresenta robô projetado para atuar em áreas de desastre

A Honda apresentou durante o evento International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS 2017) o protótipo de um robô projetado para atuar em áreas de desastre e situações de risco.

Batizado de E2-DR, o robô provou ser capaz de se locomover em diversos tipos de terreno, seja em duas pernas, andando de quatro ou até mesmo subindo escadas verticais usando as mãos para se levantar.

O robô é fruto de uma pesquisa que foi iniciada há dois anos, para desenvolver uma ferramenta de resposta para situações onde a presença de um humano seria perigosa demais. O E2-DR pode entrar em áreas afetadas por desastres, sejam eles ambientais, radioativos ou químicos, conseguindo chegar em pontos onde outros robôs teriam dificuldade para passar. Confira o vídeo:

Completamente vedado à prova de líquidos, o robô é capaz até mesmo de operar por vinte minutos debaixo de chuva sem comprometimento de suas funções. Ele foi projetado para suportar temperaturas que variam de -10º a 40ºC e seus sistemas de refrigeração internos impedem que ele superaqueça. Sua bateria de 1,000Wh  garante uma autonomia de 90 minutos.

O E2-DR possui dois sensores a laser, diversas câmeras de visualização e um projetor de infravermelho. O robô é dotado até mesmo de câmeras 3D nas duas mãos e todos esses componentes ajudam seus sistemas a navegar em diferentes ambientes.

Segundo a Honda, o protótipo ainda não está finalizado e existe um longo caminho pela frente antes que ele possa ser utilizado em situações reais. Até o momento, não há uma previsão de quando a versão final estará pronta.