Categorias

HP anuncia planos para se dividir em duas empresas

A HP está oficialmente se dividindo em duas. Após rumores no fim de semana, a gigante anunciou hoje que irá separar a divisão de computadores e impressoras de seu negócio para empresas e serviços.

A separação significa que a atual CEO, Meg Whitman, se tornará a presidente de operações de PC e impressora, e continuará como CEO dos negócios para empresas.

HP Enterprise agora é a nova parte da empresa e a original HP Inc continuará a se concentrar em PCs e impressoras. “A decisão de dividir-se em duas empresas líderes de mercado reforça nosso compromisso com o plano de recuperação”, disse Whitman.

“Isso vai proporcionar a cada nova empresa independência, foco, recursos financeiros e flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente à dinâmica do mercado e dos clientes, gerando valor a longo prazo para os acionistas”, explicou a CEO.

HP planeja mudar sua posição no mercado
HP planeja mudar sua posição no mercado

A HP está planejando finalizar a divisão até o final do ano fiscal de 2015. A nova estrutura significa ainda que entre 5 e 10 mil funcionários serão demitidos.

A divisão de hoje é uma mudança significativa para a empresa e vem após rumores em 2011 que apontavam para uma divisão semelhante na época. Os relatórios vieram à tona pouco antes da HP nomear Meg Witman como CEO, apenas 11 meses após o ex-CEO Leo Apotheker assumir no lugar de Mark Hurd depois que Hurd foi forçado a renunciar em meio a acusações de conduta inadequada de negócios.

Com a divisão, as empresas afirmaram que irão se concentrar em “novas experiências de computação” e tecnologias como a impressão 3D. “Como líder de mercado em impressão e sistemas pessoais, a HP Inc. será extremamente bem posicionada para oferecer inovação em todos os nossos mercados tradicionais.”, afirmou o executivo Dion Weisler.