Categorias

HP faz recall de mais de 100 mil baterias de notebook

A HP está conduzindo um recall de mais de 100 mil baterias defeituosas para notebook que podem apresentar risco de combustão.

“Os clientes devem parar de usar as baterias passíveis de substituição imediatamente”, informou a empresa que está solicitando a máxima atenção dos usuários.

As baterias afetadas pelo recall foram fabricadas e comercializadas entre Março de 2013 até Outubro de 2016. O usuário pode identificá-las a partir do modelo ou seguindo as instruções na página oficial da HP. As baterias passíveis de substituição são de modelo R1865OA, cujo código CT é iniciado pelos caracteres 6CGFQ, 6DEMA, 6CGFK, 6EBVA, 6CZMB, 6DEMH, 6BZLU e 6DGAL. Essas baterias foram embarcadas com notebooks específicos das marcas HP, Compaq, HP ProBook, HP ENVY, Compaq Presario e HP Pavilion, mas também foram vendidas avulsas.

A HP alerta que esse é um alerta diferente do emitido anteriormente e expande o recall anterior para um volume muito maior de modelos. A recomendação da empresa é que “é fundamental verificar novamente sua bateria, mesmo que já o tenha feito anteriormente e sido informado de que não era necessária a substituição”. Entretanto, quem efetuou uma reposição no recall anterior está seguro agora.

A substituição da bateria é gratuita. Até o momento apenas um caso de superaquecimento foi reportado nos Estados Unidos, onde o notebook derreteu em virtude da falha na bateria, causando danos à propriedade avaliados em torno de US$1000. Em um comunicado à imprensa, um porta-voz da HP afirmou que embora o recall pareça amplo, ele afeta cerca de 1% dos consumidores de baterias e notebooks da empresa dentro dessa janela de 3 anos.