Categorias

Huawei está desenvolvendo sistema operacional móvel

De acordo com o site The Information, a Huawei estaria nos estágios iniciais do desenvolvimento de seu próprio sistema operacional móvel.

O projeto do terceiro maior fabricante de smartphones do mundo foi criado para o caso de uma eventual ruptura com o Android, mas também servirá de base para uma mudança de interface dos produtos da empresa.

Com os constantes rumores de que o Google possa acabar com a fragmentação do Android, limitar sua customização ou até mesmo entrar sozinho na fabricação de seus próprios dispositivos, a Huawei resolveu se prevenir e ter em mãos um sistema operacional móvel de reserva para o caso de uma crise com o Google. A empresa chinesa colocou seu laboratório na Escandinávia para trabalhar no projeto, com a ajuda de engenheiros saídos da Nokia.

Enquanto o sistema operacional novo não fica pronto, a Huawei irá mudar a cara do EMUI, sua versão da interface do Android. Abigail Brody, ex-designer da Apple, está trabalhando para a gigante chinesa desde Outubro passado e os frutos dessa contratação serão conhecidos pelos usuários em breve.

Entre as mudanças que estariam vindo, segundo o The Information, estão uma gaveta de aplicativos, novos formatos de ícones (que atualmente lembram muito o padrão do iOS), além de um novo esquema de cores, abandonando o cinza e marrom atuais e adotando um visual mais limpo, com tons de azul e branco.

Acusado de copiar a Apple em suas decisões gráficas, o EMUI estaria mudando para conquistar o mercado ocidental. Hoje, a Huawei tem a maior parte do seu público consumidor concentrado na própria China e almeja um alcance maior para seus produtos.