Categorias

Hugo Barra garante que Xiaomi não está copiando a Apple

Um homem usando uma blusa preta e calça jeans está no palco prometendo revelar “mais uma coisa”. Por mais que isso possa soar como a familiar finalização de todas as conferências da Apple, esse era o CEO da Xiaomi, Lei Jun, falando após o anúncio de um novo produto.

Após o evento de lançamento, o vice-presidente global da Xiaomi, Hugo Barra, falou com o site The Verge e fez questão de corrigir alguns equívocos em torno da empresa: Para ele, a Xiaomi é “uma empresa extremamente inovadora” que nunca para de tentar melhorar e aperfeiçoar seus projetos, e as alegações de que ela está copiando a Apple são apenas “declarações sensacionalistas, porque eles não têm nada melhor para falar”.

Há muitas sobreposições de design entre os produtos das gigantes: o novo Mi 4 tem bordas muito parecidas com o iPhone, e a tela do Mi Pad corresponde ao tamanho e resolução do iPad Mini Retina.

BtIojfjCQAAwKUK (1)
Apresentação da Xiaomi lembra eventos da Apple

Sobre as semelhanças, Barra diz que: “Se você tem dois designers similarmente qualificados, faz sentido que eles iriam chegar à mesma conclusão”, ele argumenta, acrescentando “nós não estamos copiando os produtos da Apple. Fim da história”.

Quanto ao estilo de apresentação que é usada por Steve Jobs em todas as apresentações da Apple, Barra diz que “nós não somos os únicos que adotaram o estilo de apresentação de Steve Jobs. Todo o mundo tem feito isso”.

Mas a Apple não deve se preocupar com uma concorrência ainda. Barra garantiu que, por enquanto, seu foco é a Índia e novos serviços de apoio ao cliente e centros de pesquisa e desenvolvimento. “Os EUA são um campo de batalha extremamente competitivo”, diz o executivo, “e nós temos que escolher nossas batalhas. Um passo de cada vez. Um país de cada vez.”