Categorias

IBGE: cai o número de domicílios com computador no Brasil

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nessa sexta-feira aponta que, pela primeira vez na História, caiu o número de domicílios com computador no Brasil.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelou que existiam em 2015 31.4 milhões de casas com pelo menos um PC, um número inferior até mesmo ao registrado em 2013.

De acordo com a análise do instituto, “isso se deve ao crescimento do acesso por meio de outros equipamentos e em outros locais que não o domicílio”. Na chamada Era Pós-PC, atividades antes associadas a computadores desktop, como navegação na web, compras online ou mesmo tarefas profissionais, passaram a ser realizadas em smartphones e tablets, um segmento que segue crescendo no Brasil e no mundo, enquanto as vendas de PCs tradicionais declinam.

Em 2014, foram catalogados 32.5 milhões de residências com pelo menos um computador em todo o Brasil. Um ano depois, esse número caiu para 31.4 milhões de casas, representando uma queda de 1.1 milhão de unidades. Considerando-se apenas os PCs com conexão à internet, esse número também sofreu uma redução: em 2014, havia 28.2 milhões de computadores conectados e, em 2015, passaram a ser 27.5 milhões.

Enquanto isso, os celulares avançam como opção: eles passaram a ser a única forma de telefonia disponível em 58% dos domicílios avaliados pelo IBGE em 2015, apresentando um crescimento de 1.7% em relação ao ano anterior. Em algumas regiões, essa presença dos celulares é ainda mais forte, chegando a ser a única forma de telefonia em 74,7% das casas na Região Norte e 72,8% na Região Nordeste do país.