Categorias

IBM bate recorde e armazena 330TB de dados em um cartucho de fita

Fitas magnéticas estão sendo utilizadas como formato de armazenamento de dados há mais de 60 anos e a IBM acaba de bater um recorde que irá garantir que o formato continue viável pelo menos pelos próximos dez anos.

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Sony foi levada aos seus limites pela IBM e permitiu armazenar 201 gigabits por polegada quadrada, conseguindo armazenar 330TB de dados não comprimidos em um cartucho que cabe na palma da mão.

O novo tipo de fita é revestido com diversas camadas de metal líquido ultrafinas contendo ferrito de bário e, em 2015, já havia sido possível estocar 123 gigabits por polegada quadrada empregando a tecnologia. Mas um novo processo de distribuição de camadas mudou tudo agora e foi celebrado pela IBM. “Isso realmente demonstra o potencial de continuar escalando a tecnologia de fitas, basicamente na taxa histórica de dobrar sua capacidade a cada dois anos, pelo menos pelos próximos dez anos”, garante o pesquisador e doutor Mark Lantz.

ibm-tape-record
Lantz e um pedaço da nova e poderosa fita magnética

Lantz lidera a equipe da divisão de pesquisas da IBM que conseguiu a façanha inédita. Com essa tecnologia, se torna possível, por exemplo, armazenar 330 milhões de livros em um único cartucho ou 330 mil filmes em resolução HD, sem levar em conta fatores de compressão de arquivos.

O custo de manufatura das novas fitas magnética de ferrito de bário será mais alto, mas a redução de custos de armazenamento e preservação devem compensar a longo prazo e empresas e servidores deverão continuar adotando o formato ainda por muitos e muitos anos para suas necessidades.