Categorias

IBM desenvolve Inteligência Artificial de segurança

Não é de hoje que algoritmos inteligentes vem sendo utilizados para detectar ameaças, mas o time de segurança da IBM resolveu ir um pouco mais para o lado pessoal e criou um assistente por voz.

Project Hayvn tem jeito e voz de assistentes virtuais mais domésticas, como Siri ou Cortana, mas é uma Inteligência Artificial capaz de proteger uma rede e vasculhar por intrusões.

Ela atua monitorando mensagens de alerta em uma velocidade muito maior do que qualquer profissional de segurança seria capaz. Não é um conceito novo, mas a interface é novidade: mais próxima daquilo que o cinema e outras soluções comerciais deixaram em nosso imaginário, ela nos faz pensar em termos de uma assistente que vive dentro da máquina. Confira o vídeo oficial da IBM sobre o projeto:

Hayvn (uma versão da palavra “Haven”, que significa “refúgio” em inglês) emprega a tecnologia Watson de Inteligência Artificial desenvolvida pela IBM. Nos últimos anos, seu banco de dados foi alimentado com mais de 1 milhão de documentos relacionados a segurança digital, mas o sistema também pode se conectar em tempo real com uma biblioteca atualizada de documentos de código aberto sobre o tema. No momento, a assistente por voz está sendo testada por um grupo seleto de pesquisadores e analistas e não há ainda uma previsão de distribuição no mercado.