Categorias

IBM disponibiliza computador quântico na nuvem

A computação quântica para todos ainda está em um futuro distante, mas a IBM deu um passo para frente e disponibilizou um computador de 5 qubits na nuvem.

Batizado de IBM Quantum Experience, o projeto está aberto a pesquisadores do mundo inteiro para que possam interagir com a unidade e juntos descobrirem como utilizar e evoluir a tecnologia.

Fisicamente, o computador quântico da IBM está localizado no laboratório de pesquisa da empresa no estado americano de Nova York. Para manter a unidade funcionando, é necessária uma infraestrutura de resfriamento que atinge temperaturas mais baixas que o vazio do espaço. Para esta iniciativa, a IBM criou uma interface web para a CPU e a capacidade de executar programas montados com um construtor básico experimental que está aberto para os usuários.

Para Jerry Chow, Gerente do Experimental Quantum Computing Group, manter o computador de 5 qubits operando e estável para conseguir analisar a quantidade de dados que ele é capaz de manipular é como equilibrar um ovo na ponta de uma caneta. E se cair, é necessário tentar entender o que aconteceu.

Um dos maiores desafios da computação quântica no momento é descobrir uma forma de programar as máquinas. Para operá-lo, a IBM desenvolveu uma interface de programação rudimentar de análise de dados. A espera espera conseguir uma compreensão melhor de seu funcionamento com essa iniciativa, construindo uma comunidade de desenvolvedores e entusiastas que possam unir seus esforços nesse sentido.